Centro de inteligência de dados turbina relação da Unilever com varejo e consumidor

Fundado em 2019, hub lidera iniciativas para as cinco divisões da indústria no País

6 de agosto de 2024

Centro de inteligência de dados turbina relação da Unilever com varejo e consumidor

Dona de marcas como Omo, Dove, Kibon e Knorr, a Unilever trabalha desde 2019 com um centro de inteligência de dados, iniciativa fundamental para que se possa entender o comportamento dos consumidores.

Chamado de Data Hub, o centro vem redefinindo as relações da companhia com seus próprios produtos, com varejistas e com o consumidor final. Marcelo Costa (foto), líder da divisão de Cuidados com a Casa da Unilever Brasil, explica que a intenção inicial era otimizar o planejamento do negócio, com foco no fluxo entre vendas e produção.

“Com o passar do tempo, passamos a utilizar inteligência de dados para além desse ciclo, aplicando conhecimento para planejar inovações. Dessa forma, conseguimos não só projetar volumes, como também prever a performance dos produtos”, afirma o executivo.

Costa também destaca a importância de conhecer todas as características da loja que receberá o produto, por exemplo, já que, desse modo, é possível propor o sortimento adequado que vai potencializar o resultado obtido em determinado local. “É uma relação de ganha-ganha para indústria, varejo e também para o consumidor, que encontra os produtos que ele está buscando com facilidade.”

Com a inteligência de dados, dá para ter acesso a inúmeras variáveis, como o número de vezes que a loja recebe produtos do Centro de Distribuição, o tamanho da gôndola disponível para a marca e o giro de produtos naquela loja em específico.

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