Tecnologia e uso de dados ajudam o Tenda a crescer

Fundado em 2001, grupo chegou a 43 lojas e faturamento de R$ 7 bilhões em 2023; inteligência de mercado auxilia empresa a ter e-commerce forte sem perder natureza de atacado com foco em preço baixo

24 de julho de 2024

Tecnologia e uso de dados ajudam o Tenda a crescer

Em 2023, o e-commerce do Tenda apresentou alta de 38% contra o ano anterior, fazendo com que o faturamento daquele ano fosse de R$ 7 bilhões, o que levou a empresa a ocupar o 13º lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Mas as vendas online não são o único destaque para o crescimento da empresa. Com 43 lojas espalhadas pela capital, interior e litoral de São Paulo, a rede segue se modernizando e usando inteligência, mas sem perder a natureza de “atacado raiz”.

Segundo dados do BTG Pactual, os chamados atacarejos caíram no gosto das pessoas ao longo dos últimos anos e atualmente estão presentes em 73% dos lares brasileiros.

Luciano Bortolini (foto), diretor executivo comercial do Tenda, destaca o investimento em melhorias como estacionamento coberto, foco em perecíveis e atendimento em açougue.

“Mas precisamos manter a essência de despesas baixas e preço baixo”, afirma. Ele também conta que, recentemente, foi introduzido o self-checkout nas lojas físicas, para proporcionar ainda mais praticidade ao consumidor.