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Pumatronix aposta em soluções de IA para melhorar a segurança viária
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de dezembro de 2024
PR NEWSWIRE
Com os desafios de fiscalização, tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias
CURITIBA, Brasil, 10 de dezembro de 2024 /PRNewswire/ — O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS), chamou a atenção para um problema recorrente nas rodovias brasileiras: os acidentes com veículos de cargas que de certo modo são caudados pelo excesso de peso e a fiscalização desse tipo de infração deficitária. O número reduzido de balanças em operação nas rodovias brasileiras, expõe motoristas e passageiros a riscos graves, além de contribuir para o desgaste prematuro das estradas.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os caminhões devem ser pesados por eixo, com limites que variam entre 6 e 30 toneladas, dependendo da configuração de eixos e pneus. Em outubro de 2021, uma nova legislação aumentou a tolerância para excesso de peso de 10% para 12,5%. No entanto, a fiscalização permanece deficiente em muitas regiões.
Na BR-277, por exemplo, as balanças estão desativadas devido ao recente processo de concessão. O contrato prevê um prazo de dois anos para que os novos operadores reativem os equipamentos. Enquanto isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se vê limitada na fiscalização de excesso de peso. Em 2024, foram registradas 1.270 autuações, número que se aproxima das 1.627 multas aplicadas em todo o ano anterior.
“Quando se fala das balanças de pesagem atuais, balanças com praças de pesagem, o problema atual não é nem quem entra na balança, mas sim os que evadem, preferindo receber a multa de evasão em vez de se submeter à fiscalização”, explica Alexandre Krzyzanovski, especialista em monitoramento viário e Diretor de Engenharia da Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS). “O excesso de peso nos veículos afeta diretamente a segurança viária. Cargas acima do permitido comprometem a estabilidade dos caminhões, o funcionamento adequado dos freios e da suspensão, elevando o risco de acidentes. A dinâmica alterada dos veículos pesados, especialmente em situações de frenagem ou curvas, é um fator crítico em muitos acidentes”, completa.
Soluções tecnológicas no monitoramento viário
Diante desse cenário, empresas especializadas em tecnologia vêm desenvolvendo soluções avançadas para monitoramento e fiscalização nas rodovias. Com uma abordagem inovadora, a empresa integra sistemas de pesagem em movimento (HS-WIM), câmeras de leitura automática de placas (LPR) e inteligência artificial preditiva. A tecnologia permite que o excesso de peso seja detectado em tempo real, com a instalação de pórticos sobre ao longo das rodovias, com isso é possível fazer a pesagem com precisão sem a necessidade de parar os veículos, otimizando a fiscalização.
“Existem ferramentas acessíveis que não apenas verificam o peso em movimento, mas também cruzam os dados com informações de placas e condições das rodovias. Isso permite fornecer alertas em tempo real para os agentes de fiscalização e concessionárias, aumentando a eficácia da fiscalização e a segurança viária”, destaca Krzyzanovski.
Além da identificação de veículos irregulares, sistemas também permitem o monitoramento contínuo e de todos os veículos de carga que trafegam pela rodovia resolvendo a questão de evasão de balanças e fornecendo informações estatísticas importante para a manutenção preventiva das estradas. Dessa forma, é possível não só reduzir acidentes, mas também garantir a manutenção e conservação das rodovias, diminuindo os custos de reparo e prolongando sua vida útil.
Tecnologia como aliada na segurança viária
A adoção de tecnologias de monitoramento viário surge como uma solução viável e eficaz para enfrentar a falta de fiscalização e reduzir acidentes provocados por veículos de carga com excesso de peso. Com a integração de sistemas inteligentes, a ideia é não apenas aumentar a segurança nas rodovias, mas também preservar vidas e melhorar as condições de tráfego.
“Enquanto aguardam a reativação das balanças na BR-277, acreditamos que o uso de tecnologias mais modernas e eficientes, como o HS-WIM, podem transformar a maneira como as estradas são monitoradas, proporcionando um trânsito mais seguro para todos”, afirma Krzyzanovski.
Sobre o Grupo Pumatronix
É uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), com alta tecnologia para captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR), contribuindo para a mobilidade urbana e rodoviária, modernização das cidades, fiscalização e segurança no trânsito. Fundada em 2007, na incubadora Tecnológica do Tecpar (INTEC), conta com Laboratório Tecnológico próprio no qual monta, integra e testa as placas eletrônicas com precisão e qualidade certificada pelo ISO 9001. Em 2021, a Pumatronix adquiriu a Plugfield, uma das maiores fábricas brasileiras de Estação Meteorológica Online.
Saiba mais em: https://pumatronix.com/
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2576868/Alexandrzyzanovski1.jpg
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FONTE Pumatronix
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