Agência Unico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de setembro de 2022
Por Agência Unico
Processo torna mais rápida e econômica a admissão dos colaboradores e traz resultados positivos para o fluxo de trabalho dos RHs
Pilhas de documentos, horas extras e até meses dedicados a processos seletivos são cenas do passado. As empresas apostam agora na digitalização para aposentar de vez o modelo tradicional de contratação de novos funcionários.
O processo se intensificou com a pandemia da covid-19. De um lado, o isolamento social adotado na fase inicial para a prevenção. De outro, a necessidade de selecionar novos colaboradores mesmo à distância, com agilidade e eficiência.
Resultado: softwares que encurtam o caminho entre o candidato e a porta de entrada da organização têm se tornado queridinhos dos departamentos de Recursos Humanos.
A explicação para isso está nos números. Mais de 200 mil pessoas já foram admitidas digitalmente neste ano. Reduzir a burocracia, nesse formato digital, representou economia de mais de 50 mil horas de trabalho por mês e cerca de R$ 26 milhões entre gastos com pessoal, impressão e guarda de documentos, além do deslocamento dos candidatos, segundo dados gerados pelo Unico People, ferramenta que reduz o tempo de admissão em até 90% e que tem sido cada vez mais usada pelas empresas.
“Com a digitalização de processos burocráticos, as equipes de RH dos clientes do Unico People reduziram até 45 minutos por admissão, ganhando tempo para focar em atividades mais estratégicas da área”, afirma Filipe Bertocco, especialista da Unico em soluções para RH.
Tendência
Outro dado relevante: pelo menos 77% dos RHs pretendem automatizar o cadastro e a análise de documentos, ainda de acordo com uma pesquisa exclusiva da Unico.
Embora não seja a realidade de todas as organizações, a tendência é de que a digitalização siga em ritmo de crescimento na área de pessoas, avalia Adalberto Mohai, especialista em gestão e professor na Universidade São Judas. 'As empresas estão se dando conta de que é plenamente possível fazer contratações à distância sem comprometer a qualidade'.
Dentre as vantagens da digitalização, estão otimizar o processo e assegurar a segurança no armazenamento e uso das informações. 'As empresas têm ainda uma melhor utilização do tempo de seus times, que pode ser revertido para a gestão de pessoas', acrescenta Mohai.
A digitalização, portanto, elimina boa parte do trabalho operacional na admissão do candidato, oferecendo mais agilidade no processo e melhorando a experiência do novo colaborador, desde a seleção até a contratação. Ao invés de receber uma pilha de papéis presencialmente, o novo colaborador acessa de forma digital o kit admissional, contrato de trabalho, cadastro de dependentes, assim como os formulários de adesão aos benefícios. Já os funcionários que passaram a atuar de forma híbrida não precisam se deslocar para visualizar os ajustes no contrato para o teletrabalho.
Esses são apenas alguns dos benefícios promovidos pela digitalização no RH, que trouxe economia de tempo e dinheiro para todos os envolvidos, sejam empresas ou colaboradores. Por isso, os especialistas acreditam que essa tendência se transformará cada vez mais em uma prática padrão no mercado de trabalho.
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