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Posts do Instagram com conteúdo patrocinado aumentam 120% em um ano

O conteúdo patrocinado está em franca expansão no Instagram. De janeiro de 2018 a março de 2019, o número de posts com a hashtag #ad, que indica conteúdo pago, mais que dobrou nesta rede social. E, na contramão do senso comum, isso não diminuiu em nada o número de engajamentos. Na realidade, os posts bancados pelas marcas e os não-patrocinados receberam o mesmo número de interações, uma ótima notícia para empresas que apostam no branded content no Insta.

Os dados são de levantamento da norte-americana Socialbakers, especializada em inteligência artificial e análises em redes sociais. A principal conclusão, segundo a empresa, é que os conteúdos tagueados como publicidade deixaram de ser mal vistos pela audiência. “O Instagram é a rede social número 1 em engajamento de marcas, com número de interações muito maior do que o Facebook mesmo com uma audiência menor”, afirma o CEO da Socialbakers, Yuval Ben-Itzhak.

A Socialbakers mapeou mais de 12 milhões de perfis de influenciadores no Instagram em todos os continentes e descobriu que, entre eles, a utilização da #ad é ainda mais frequente. Os que detêm mais de 1 milhão de seguidores foram os que mais postaram este tipo de conteúdo: cerca de 26% deles utilizaram a hashtag para sinalizar publicidade sem que isso tivesse diminuído as interações com a audiência. Entre os considerados micro-influenciadores, que possuem menos de 10 mil seguidores, esta sinalização é menos frequente. Segundo o levantamento, isso ocorre porque eles têm uma relação bem mais próxima com seu público. Por isso mesmo, são bem menos propensos a colaborar com as marcas. A América Latina é líder nesta categoria: dos 2,3 milhões de influenciadores da região, quase 90% são considerados micro.

Por outro lado, os que detêm uma audiência entre 100 mil e 1 milhão de usuários costumam trabalhar com diferentes tipos de negócios e mencionam conteúdo pago duas vezes mais que os micros.

A pesquisa trouxe outros dados e insights interessantes sobre o influencer, este personagem tão essencial para o branded content atual. Confira abaixo:

  • O mercado de influência deve movimentar 10 bilhões de dólares até 2020
  • 6 milhões de influenciadores postam principalmente sobre hobbies e suas atividades, a categoria mais popular da pesquisa
  • Os três perfis mais comuns de influenciadores são:
    • Mulheres entre 25 e 34 anos, que representam 23% do total e abocanham a maior fatia de seguidores
    • Mulheres entre 18 e 24 anos
    • Homens entre 25 e 34 anos
  • Marcas de moda, beleza, e-commerce, automóveis e varejo são as que mais se engajam no mercado de influência e também têm o maior número de menções e influenciadores no Instagram

Fonte: Levantamento “Must-know Influencer Marketing Trends 2019” divulgado no final de abril pela Socialbakers

 

 

 

 

 

 

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