Com consumidor cada vez mais dividido entre diferentes marcas na hora de fazer as compras de mercado, redes apostam em contextualização e customização para se destacar perante a concorrência
19 de julho de 2024
Uma pesquisa realizada pela Shopper Experience, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), mostrou que 73% dos consumidores vão a mais de uma loja para fazer suas despesas – no caso da classe A, o volume chega a 83% dos entrevistados.
Organizado no primeiro semestre de 2024, o levantamento também indica que cerca de um terço dos participantes vai a três ou mais lugares durante mês, sendo que o preço baixo, comum nos atacarejos, foi citado por 34% das pessoas como motivo para fidelizar-se a uma loja.
Outras razões, como localização, praticidade e comodidade, foram destacadas como essenciais.
Valéria Rodrigues (foto), CEO da consultoria Shopper Experience, diz que esse é um movimento que se explica pela expansão dos diferentes formatos de loja, como o atacarejo e os mercados de vizinhança.
Tendo em vista cenários que incluem a baixa previsibilidade do consumo e a disputa por preços, o caixa das grandes empresas pode ser afetado.
Segundo a especialista, vai conseguir se destacar quem colocar o consumidor no centro, pensando em suas necessidades e demandas. “Para isso, é preciso ir além dos dados frios e entender comportamentos”, explica.
“É um processo contínuo de aprendizado, e muitas empresas hoje já até trazem o consumidor para seu processo de inovação, testando iniciativas junto à base de clientes.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
10 de fevereiro de 2025
Como promover a equidade no acesso ao cuidado oncológico
Idor: ciência do Brasil para o mundo
6 de fevereiro de 2025
Bradesco reforça compromisso com empresas e oferece atendimento especializado
30 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Marcelo Batistela e Almir Araújo Silva
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO