Com 35 lojas no Estado de São Paulo, rede de supermercados usa dados não só para criar descontos personalizados, mas até mesmo para saber a melhor hora de tirar o pão do forno
31 de julho de 2024
“As promoções hoje são como um sapato sob medida”, diz Murillo Zanerato, gerente de Inteligência Comercial do Barbosa Supermercados. Com 35 supermercados no Estado de São Paulo, a rede usa cada vez mais a tecnologia para criar promoções a também se aproximar do cliente.
Isso porque foi-se o tempo em que criar promoção generalista era suficiente. Hoje em dia, o mais eficaz é oferecer produtos de acordo com a necessidade de cada cliente. “Não adianta trazer uma oferta de adoçante para quem não é diabético ou está numa onda fitness”, explica Zanerato.
“Hoje, analisamos o público-alvo das categorias, fazemos a segmentação dos clientes e conseguimos, por meio do nosso aplicativo e de um trabalho de CRM, oferecer produtos próximos.”
Uma das iniciativas lançadas pela empresa é o aplicativo Clube Barbosa, que oferece um programa de fidelidade cheio de benefícios. Além de promoções, há diversas ferramentas, como o Churrascômetro, ajuda os clientes a calcular as medidas corretas de carne, acompanhamentos e bebida para um churrasco.
Jennifer Araújo, coordenadora de Inteligência Comercial do Barbosa, destaca o uso da inteligência dos dados como algo que faz realmente a diferença para o comercial, em serviços como padaria, temakeria e pizzaria, dentro das lojas.
“A tecnologia hoje faz diferença até na hora que a gente vende os produtos: monitorando os horários em que as lojas vendem mais pão com uso de dados, a gente muda o horário da fornada para sempre ter pão quentinho pro cliente.”
O Barbosa Supermercados foi fundado em 1976, em Guarulhos, e planeja a aberta de dois estabelecimentos até o final deste ano: em Jandira e São José dos Campos.
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