Sesi-SP e Fiesp reconhecem municípios com melhor alfabetização

Prêmio PAR destaca cidades que tiveram resultados expressivos para alfabetizar alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental

10 de dezembro de 2024

Sesi-SP e Fiesp reconhecem municípios com melhor alfabetização

Os vencedores do Prêmio PAR foram anunciados na última terça-feira (3), pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O prêmio é oferecido às cidades do Estado de São Paulo que se destacaram na alfabetização de crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental.

Dentre todos os 645 municípios paulistas avaliados, com o apoio de organizações como Canal Futura, Instituto Ayrton Senna e Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp), 8 municípios foram reconhecidos por seus resultados expressivos na edução do ano passado: Ouroeste, Barra do Turvo, Santa Mercedes, Fernando Prestes, Pedreira, Itajobi, Birigui e Santa Isabel.

Dr. Jefferson, prefeito de Barra do Turvo, destacou a importância da educação. “Para transformar um município, temos que investir na educação – e o Sesi nos ajudou muito com conhecimento e aprendizagem.” O município do Vale do Ribeira tem cerca de 7 mil habitantes e foi laureado na categoria B do Prêmio PAR.

Carlos Chinchilla, prefeito de Santa Isabel, na Grande São Paulo, também se pronunciou sobre os avanços nesta área. “É um grande desafio ser prefeito de uma cidade com muitas necessidades. Sozinho não dá para resolver tudo, mas com bons parceiros a gente faz muita coisa.” A cidade venceu na categoria H da premiação.

O Prêmio PAR foi criado em 2023 e faz parte do Programa Alfabetização Responsável, oferecido pelo Sesi-SP em mais de 420 municípios do Estado. Com apoio da instituição, os educadores recebem estratégias e recursos pedagógicos para auxiliar no processo de alfabetização das crianças.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sesi-SP.