Aproximação do prazo-limite preocupa indústrias e associações responsáveis pelo fornecimento de produtos no setor de tecnologia para saúde
30 de outubro de 2024
A vigência do convênio ICMS 1/99 tem vencimento em 31 de dezembro, e a sua renovação depende de decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), colegiado formado pelos secretários de Fazenda ou Finanças dos Estados e do Distrito Federal, com reuniões presididas pelo ministro da Fazenda.
Sua renovação é considerada essencial para evitar aumentos de custos de saúde em todo o Brasil – caso o processo não seja concluído, as consequências deverão ser semelhantes às ocorridas em 2020, quando isso aconteceu.
Na ocasião, a oneração dos produtos afetou os repasses, com redução da capacidade de acesso pelo setor público e aumento dos custos para o setor de saúde suplementar e prestadores de serviços, notadamente santas casas, hospitais filantrópicos e clínicas de hemodiálise.
Uma análise feita pela Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (Abiis) mostra que o impacto poderá ser até três vezes superior ao montante concedido pelo convênio, que incorpora cerca dos 200 produtos mais importantes na linha de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs).
Fernando Silveira (foto), presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed), diz que se trata da linha de maior demanda, tanto no setor público quanto no privado. “Dada a longevidade e o impacto que esse convênio representa, o setor tem alta dependência dele tanto no que se refere ao fornecimento em si, como também em termos de geração de empregos e de manutenção regular de abastecimento.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Abimed.
10 de fevereiro de 2025
Como promover a equidade no acesso ao cuidado oncológico
Idor: ciência do Brasil para o mundo
6 de fevereiro de 2025
Bradesco reforça compromisso com empresas e oferece atendimento especializado
30 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Marcelo Batistela e Almir Araújo Silva
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO