Poder dos dados é arma da Unilever para organizar distribuição em país continental

Organização de data hub em 2019 foi ponto de partida para empresa conseguir trabalhar de maneira mais eficiente em todo o Brasil

18 de dezembro de 2024

Poder dos dados é arma da Unilever para organizar distribuição em país continental

A Unilever, gigante multinacional, também confia no poder dos dados e da tecnologia para organizar sua distribuição em um país de dimensões continentais.

Isso porque é um grande desafio ser responsável por uma variedade de produtos e fazer com que os itens cheguem a mais de 200 mil pontos de venda em todo o país, sem sem ruptura de estoque ou prazos mais longos do que o necessário, é um desafio ainda maior.

Rafael Andreatta, diretor de Business Intelligence da Unilever no Brasil, falou sobre a companhia ter passado a organizar um hub de dados próprio, em 2019, para otimizar o planejamento do negócio, inicialmente com foco no fluxo entre vendas e produção.

“A tecnologia mudou completamente a forma como entendemos e gerimos a distribuição, especialmente quando ela envolve parceiros”, disse. “Antes da chegada do big data, era um desafio acessar e consolidar informações do pequeno varejo de forma integrada e eficiente.”

A Scanntech, plataforma de tecnologia que mensura a venda na boca do caixa em mais de 450 redes varejistas em todo o Brasil, é uma das empresas responsáveis por munir a Unilever com dados que antes não estavam disponíveis.

“A parceria com a Scanntech trouxe um avanço significativo na captura de dados. Agora, podemos analisar o que o varejo vende diretamente ao consumidor final, com uma cobertura estratégica robusta”, afirmou Andreatta.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Scanntech.