Mais saúde no prato: saiba como a carne vegetal pode contribuir na sua alimentação

Estudo mostra que 80% dos alimentos vegetais análogos à carne possuem alta qualidade nutricional

23 de dezembro de 2024

Mais saúde no prato: saiba como a carne vegetal pode contribuir na sua alimentação

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e financiado pelo The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil) mostrou que 80% das carnes vegetais disponíveis no mercado brasileiro possuem alta qualidade nutricional. E mais: comprovou que os benefícios oferecidos por esses produtos superam a maioria das opções de origem animal tradicionais.

O levantamento, feito no Observatório de Rotulagem de Alimentos (ORA) da Unifesp, entre julho de 2022 a junho de 2023, teve como base as informações nutricionais declaradas nos rótulos de 349 alimentos vegetais análogos à carne e 351 produtos cárneos, como hambúrgueres, almôndegas, empanados de frango, linguiça, carne moída, entre outros.

Menores níveis de gordura saturada e sódio são algumas das características dos produtos vegetais, de acordo com o estudo. Esses componentes associados ao risco de doenças cardiovasculares.

Dados da Euromonitor indicam que o mercado desses produtos no País cresceu significativamente nos últimos anos, alcançando em torno de R$ 1,7 bilhão em vendas em 2023, somando as carnes, frutos do mar e leites vegetais.

No Brasil, estima-se que cerca de 26% da população consome carne vegetal pelo menos uma vez por mês e 34% fazem alguma restrição a produtos de origem animal, seja com uma dieta flexitariana (21%), pescetariana (8%) ou vegetariana e vegana (5%).

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de The Good Food Institute Brasil.