Investimentos responsáveis geram desempenho positivo

Ao planejar e executar aportes, a Cosan combina a busca por resultados financeiros com sustentabilidade

8 de outubro de 2024

Investimentos responsáveis geram desempenho positivo

Dona de um portfólio diversificado de empresas, a Cosan tem expandido seus negócios com foco na transição energética e no desenvolvimento sustentável no Brasil. Isso porque, sendo a companhia, aspectos como investir de forma responsável e buscar resultados financeiros devem ser conciliados.

A empresa, que tem em seu portfólio marcas como Raízen, Compass, Rumo, Radar, Moove e Vale, se transformou em um dos principais conglomerados empresariais do Brasil, com resultados sólidos e constante crescimento.

Só em 2023, por exemplo, a Cosan alcançou R$ 32 bilhões de Ebitda sob gestão1 (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), crescimento de quase 43% em relação ao ano anterior, com lucro líquido de R$ 1,1 bilhão.

Ana Luísa Perina, gerente executiva de Relações com Investidores e ESG da Cosan, falou sobre a busca por caminhos mais sustentáveis. “A premissa é o retorno financeiro para garantir nossa capacidade de investir e se perpetuar, mas além disso olhamos a capacidade dos nossos investimentos em trazer soluções mais eficientes, viabilizar a transição energética e gerar impacto no desenvolvimento da sociedade.”

Na chamada Visão ESG 2030, há uma série de diretrizes e objetivos associados aos três pilares do conceito ESG – Ambiental, Social e Governança. A evolução dessas metas em todas as empresas do grupo conta com o engajamento dos mais de 55 mil colaboradores e é acompanhada no dia a dia pelo Comitê de Sustentabilidade, que assessora o Conselho de Administração da Cosan.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Cosan.