Einstein promove maior fórum de qualidade e segurança em saúde da América Latina

Evento que teve como foco o uso da tecnologia para equidade em saúde reuniu cerca de 4.500 pessoas de 30 países

18 de julho de 2024

Einstein promove maior fórum de qualidade e segurança em saúde da América Latina

“Tecnologia para equidade” foi o tema central do 9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, realizado entre os dias 9 e 11 de julho no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman, em São Paulo.

Considerado o maior evento da América Latina dedicado ao tema, o Fórum reuniu cerca de 4.500 participantes de 30 países que acompanharam, presencialmente e online, palestras e trilhas de conhecimento.

O evento, promovido desde 2015 pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI, dos EUA), promoveu discussões sobre como garantir qualidade e segurança na assistência em saúde, em diversas especialidades, com a presença de profissionais de saúde dos cinco continentes.

No painel que abriu o Fórum, Sidney Klajner, presidente do Einstein, disse que “falar de equidade para organizações que buscam saúde deixou de ser um objetivo e passou a ser uma obrigação”.

A participação de especialistas do mundo todo foi um dos pontos destacados por Paula Tuma, diretora de Qualidade e Segurança do Einstein. “Conseguir reunir tantas pessoas para falar de qualidade, segurança e equidade em saúde e trazer isso para a pauta como prioridade é fundamental para os pacientes, para a comunidade.”

Já Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Albert Einstein, abordou o tema dos avanços da tecnologia na área, facilitando o acesso à saúde. “É preciso investir na priorização do acesso. E isso só pode ser criado na modernização que o mundo digital nos propõe.”

O projeto TeleAmes é um dos exemplos desse uso da tecnologia. A iniciativa do Einstein já realizou mais de 200 mil atendimentos conectando médicos de sete especialidades, em São Paulo, a pacientes em unidades básicas de saúde (UBS) nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Hospital Israelita Albert Einstein.