Seja por competitividade ou por impulso da indústria, negócios independentes, normalmente familiares, precisam se aproximar de tecnologia para melhorar eficiência e gestão
8 de agosto de 2024
Uma pesquisa recente realizada pela Shopper Experience e pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que 60% das pessoas fazem parte de suas compras em “estabelecimentos de bairro”.
Atualmente, estes mercados de baixo, que durante um bom tempo reinaram sozinhos na vizinhança, hoje vivem parte de uma grande competição no universo das compras por proximidade, já que grandes redes varejistas, grupos de conveniência, indústrias e aplicativos de entrega estão disputando espaço nesse setor.
Samuel Carvalho (foto), diretor de Postos e Conveniência na Linx, empresa do grupo Stone, diz que a vida moderna hoje favorece um consumo mais rápido e mais picado, diferente da compra de mês nos tempos de inflação alta. “Hoje, o consumidor olha o que tá faltando, vai lá e compra.”
Ele também afirma que a competitividade explodiu nos tempos da pandemia, com o surgimento de novos hábitos. “O que é interessante é que essa competitividade fez os mercadinhos se mexerem, passando a trocar luz, cuidar dos produtos e até atacar operações diferentes. É um jogo em que os vencedores não estão definidos e tem espaço para todos. Mas o segredo pro dono de mercadinho de bairro ser competitivo passa por fazer uma gestão mais eficiente – e é a tecnologia que habilita isso.”
Já Valéria Rodrigues, CEO da Shopper Experience, cita o Pão de Açúcar Minuto e o Carrefour Express como exemplos de mercados de proximidade abertos pelas grandes redes varejistas. “A experiência de compra muda com as diferenças da economia, mas também nas oportunidades que temos em termos de canais.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
11 de outubro de 2024
Especial Bariátrica: os saltos científicos da cirurgia para tratar a obesidade
9 de outubro de 2024
Soluções digitais como alicerce para a sustentabilidade
Segurança é prioridade nas operações financeiras realizadas pelo celular
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
Estadão Summit Saúde e Bem-estar discute o futuro da saúde no Brasil
3 de outubro de 2024
Estadão é Media Partner do Futurecom 2024
1 de outubro de 2024
Estadão Summit ESG 2024: 4ª edição do evento contou com especialistas globais e líderes do setor
29 de abril de 2024
Melhores Serviços 2024: Estadão anuncia ranking
14 de dezembro de 2023
Empresas Mais 2023: Estadão divulga o ranking econômico mais completo do Brasil
28 de novembro de 2023
Guia do MBA 2023 apresenta a avaliação dos principais cursos de pós-graduação do País
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO