Ao completar cinco anos de operação plena, usina associa a geração de energia limpa e renovável a projetos socioeconômicos que impulsionam o desenvolvimento sustentável da região amazônica
6 de dezembro de 2024
Essencial para a segurança energética do Brasil, a Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, desempenha um papel estratégico como “bateria natural” do sistema, contribuindo para a reserva nacional em períodos de alta de consumo.
Mesmo com a seca severa que atingiu a Região Norte do Brasil, neste ano, a usina produziu 6% de toda a energia utilizada no Brasil no primeiro semestre. Outro exemplo de sua relevância é que, em alguns momentos do ano, diante da onda de calor recorde que o Brasil enfrentou, Belo Monte chegou a contribuir com 12% da energia elétrica necessária para suprir o consumo nacional, o que equivale ao atendimento de 60 milhões de pessoas.
Paulo Roberto Pinto, presidente da Norte Energia, concessionária da usina, destaca a sua contribuição. “Belo Monte demonstra a importância das fontes de energia renováveis e limpas para alimentar os grandes centros urbanos, impulsionar a economia e assegurar o funcionamento dos serviços públicos essenciais, sem prejudicar o meio ambiente.”
Outro diferencial de Belo Monte é que ela se tornou uma fonte de desenvolvimento para a região do médio Xingu, gerando 1.700 empregos diretos e indiretos. Além disso, já investiu R$ 8 bilhões em ações socioambientais e destinou R$ 1,2 bilhão às comunidades indígenas.
Essas e outras ações contribuíram para que o porcentual de moradores abaixo da linha da pobreza na cidade de Altamira (PA), com 130 mil habitantes, caísse de 25% para 3% entre 2010 e 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Norte Energia.
14 de janeiro de 2025
Estadão celebra os 471 anos de São Paulo com caderno especial
10 de janeiro de 2025
Inovação, caminho para o desenvolvimento sustentável
8 de janeiro de 2025
Maior liquidação da história da Casas Bahia acontece este mês
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO