Belo Monte: energia essencial para o Brasil

Ao completar cinco anos de operação plena, usina associa a geração de energia limpa e renovável a projetos socioeconômicos que impulsionam o desenvolvimento sustentável da região amazônica

6 de dezembro de 2024

Belo Monte: energia essencial para o Brasil

Essencial para a segurança energética do Brasil, a Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, desempenha um papel estratégico como “bateria natural” do sistema, contribuindo para a reserva nacional em períodos de alta de consumo.

Mesmo com a seca severa que atingiu a Região Norte do Brasil, neste ano, a usina produziu 6% de toda a energia utilizada no Brasil no primeiro semestre. Outro exemplo de sua relevância é que, em alguns momentos do ano, diante da onda de calor recorde que o Brasil enfrentou, Belo Monte chegou a contribuir com 12% da energia elétrica necessária para suprir o consumo nacional, o que equivale ao atendimento de 60 milhões de pessoas.

Paulo Roberto Pinto, presidente da Norte Energia, concessionária da usina, destaca a sua contribuição. “Belo Monte demonstra a importância das fontes de energia renováveis e limpas para alimentar os grandes centros urbanos, impulsionar a economia e assegurar o funcionamento dos serviços públicos essenciais, sem prejudicar o meio ambiente.”

Outro diferencial de Belo Monte é que ela se tornou uma fonte de desenvolvimento para a região do médio Xingu, gerando 1.700 empregos diretos e indiretos. Além disso, já investiu R$ 8 bilhões em ações socioambientais e destinou R$ 1,2 bilhão às comunidades indígenas.

Essas e outras ações contribuíram para que o porcentual de moradores abaixo da linha da pobreza na cidade de Altamira (PA), com 130 mil habitantes, caísse de 25% para 3% entre 2010 e 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Norte Energia.