Bons indicadores na refinaria de Mataripe são o cartão de visitas da empresa, que planeja fortes investimentos no Brasil
30 de novembro de 2024
O maior plano de investimento e modernização do setor de energia feito no Brasil nos últimos anos se refere à refinaria de Mataripe, na Bahia, que, desde que passou à gestão da Acelen, há três anos, vem apresentando ganhos significativos de eficiência e redução de impactos ao meio ambiente.
Os investimentos de mais de R$ 2 bilhões em modernização, segurança, transformação digital e eficiência hídrica e energética representam 2,6 vezes mais que a média histórica se comparada ao passado.
Com 74 anos de atividade, a usina baiana é uma das 17 refinarias de petróleo do Brasil e, hoje, a segunda maior do País, responsável por 14% da capacidade brasileira de refino e 42% da capacidade do Nordeste. Responde, sozinha, por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano.
Durante um vodcast produzido pelo Estadão Blue Studio e apresentado pela jornalista Michelle Trombelli, Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, falou sobre o projeto. “Nosso foco foi combinar o aumento da produtividade com a melhoria da pegada ambiental da refinaria. Em termos de segurança, outro valor essencial, nos tornamos uma das melhores do mundo.”
De acordo com o executivo, a refinaria também observou uma redução no consumo de água (em 26%) e no consumo energético (menos 11%), enquanto a capacidade de produção diária cresceu 4%, passando de 289 mil barris de petróleo para 302 mil barris, alcançando a marca de mais de 83 recordes de produção com a gestão Acelen.
Com mais de 30 itens no portfólio, a refinaria de Mataripe produz também combustível marítimo, querosene de aviação e nafta (insumo usado pela indústria química). Seis novos produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1 e nafta craqueada) foram lançados desde que a refinaria foi assumida pela Acelen.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Acelen.
14 de janeiro de 2025
Estadão celebra os 471 anos de São Paulo com caderno especial
10 de janeiro de 2025
Inovação, caminho para o desenvolvimento sustentável
8 de janeiro de 2025
Maior liquidação da história da Casas Bahia acontece este mês
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO