Em painel do Estadão Summit Saúde e Bem-Estar 2024, especialistas discutem as dificuldades enfrentadas pelas pacientes com essa doença rara e os avanços necessários para melhorar a vida dessas pessoas no País
30 de outubro de 2024
Promovido pelo Estadão Blue Studio e com patrocínio da MSD, o Estadão Summit Saúde e Bem-Estar 2024 tratou sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres com hipertensão arterial pulmonar (HAP), em um painel especial.
Participaram do bate-papo Flávia Lima, diretora executiva da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf), e Margareth Maria Pretti Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. A moderação ficou por conta da jornalista Camila Silveira.
Os temas debatidos abordaram as barreiras de acesso ao tratamento e as perspectivas de melhorias, em relação a esta condição progressiva, que exige diagnóstico preciso e cuidados especializados.
Também conhecida como HAP, a hipertensão arterial pulmonar é caracterizada pelo aumento anormal da pressão nas artérias que transportam sangue do coração para os pulmões. A doença é mais prevalente em mulheres jovens e adultas e tem alta taxa de mortalidade.
Durante o evento, Margareth Dalcolmo falou sobre a seriedade da doença. “A hipertensão arterial pulmonar é uma doença muito grave, com sintomas como falta de ar e incapacidade para realizar atividades simples do dia a dia”, diz a pneumologista. “Uma mulher jovem de 25 ou 30 anos, por exemplo, pode perder completamente sua autonomia, necessitando de oxigênio suplementar e ficando dependente de cuidados constantes.”
Já Flávia Lima, diretora executiva da Abraf, compartilhou a história de sua irmã, que faleceu aos 28 anos, devido à hipertensão arterial pulmonar. ““A jornada dessas mulheres é marcada por desafios desde o diagnóstico, que muitas vezes é retardado pela falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a doença.”
Na foto: A jornalista Camila Silveira, Flávia Lima, diretora executiva da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, e Margareth Maria Pretti Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (Crédito: Nunno Fonseca/Estadão Blue Studio)
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de MSD.
14 de janeiro de 2025
Estadão celebra os 471 anos de São Paulo com caderno especial
10 de janeiro de 2025
Inovação, caminho para o desenvolvimento sustentável
8 de janeiro de 2025
Maior liquidação da história da Casas Bahia acontece este mês
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
10 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: Alexandre Dal Forno
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO