IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa

Guilherme Arruda, diretor de Marketing da GM na América do Sul e Luis Mesa, vice-presidente de Manufatura da GM na América do Sul

16 de janeiro de 2025

IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa

Em 2025, a montadora GM completa um século de Brasil. Ao comemorar o centenário, a empresa mira um futuro mais sustentável, movido por tecnologia e eletrificação. “No setor automotivo, a inovação faz parte do nosso DNA”, diz Luis Mesa, vice-presidente de Manufatura da companhia na América do Sul. Parte dessa receita para o amanhã tem como base a inteligência artificial, apoiando a empresa em campos como eficiência operacional, otimização da cadeia de suprimentos e personalização da experiência do cliente.

“Uma das iniciativas mais notáveis é o EVA, um assistente virtual especializado em veículos elétricos, capaz de fornecer informações detalhadas sobre os carros e responder a perguntas frequentes”, ressalta Guilherme Arruda, diretor de Marketing da GM na América do Sul. Na entrevista a seguir, Arruda e Mesa explicam como a IA já faz parte do dia a dia dessa companhia centenária, além de ressaltar como a tecnologia é aliada da GM para fazer a transformação sustentável do setor automobilístico. Confira os principais trechos. 

1) Adotar IA em grandes empresas é um desafio, uma vez que exige testes e adaptações não só tecnológicas, mas também culturais. Como tem sido essa jornada na General Motors?

Luis Mesa: No setor automotivo, a inovação faz parte do nosso DNA. Hoje, a IA nos permite melhorar a eficiência operacional, desde a otimização da cadeia de suprimentos até a personalização da experiência do cliente. Além disso, ela impulsiona avanços em áreas críticas, como veículos autônomos, manutenção preditiva e sustentabilidade. Nosso compromisso é utilizar a IA não só para otimizar processos, mas para criar valor real e tangível para nossos clientes.

2) Como a IA tem sido utilizada dentro dos processos fabris na GM?

Luis Mesa: A GM tem utilizado a IA para transformar seus processos fabris, alcançando maior eficiência, qualidade e velocidade nas entregas. Hoje, a tecnologia tem papel crucial na predição de falhas em equipamentos, identificando e resolvendo possíveis problemas antes que impactem a produção. Isso reduz custos operacionais ao evitar paradas inesperadas e melhora a eficiência da produção. Além disso, ferramentas baseadas em IA, como sistemas de câmeras e sensores, monitoram continuamente os equipamentos e processos, capturando milhões de dados diariamente, otimizando operações, aumentando a confiabilidade e reduzindo o tempo de inatividade. Com essas iniciativas, a GM não apenas mantém altos padrões de qualidade, mas também assegura o cumprimento de prazos estabelecidos.

3) Muito tem se falado sobre a IA generativa, capaz de interagir com o público. Como a GM usa a tecnologia para melhorar a experiência dos clientes?

Guilherme Arruda: Uma das iniciativas mais notáveis é o assistente virtual EVA (Electronic Virtual Assistant), especializado em veículos eletrificados. Ele foi desenvolvido para melhorar a experiência do usuário, fornecendo informações detalhadas e respondendo a perguntas frequentes. A IA generativa permite um atendimento mais personalizado e dinâmico, criando uma experiência mais completa para nossos consumidores, especialmente neste momento em que a eletrificação se consolida no Brasil.

4) Atualmente, o negócio de automóveis se parece mais com serviços do que com a venda de um produto, até pela quantidade de softwares presentes nos veículos. Como isso se manifesta no dia a dia dos automóveis da GM?

Guilherme Arruda: A nova S10, lançada em 2024, exemplifica como a inteligência artificial pode transformar os veículos, desde a concepção até o desenvolvimento e a produção do modelo. A S10 utiliza IA no software de gerenciamento do motor, com desempenho inédito na categoria. A inteligência artificial permite ainda ajustes precisos para otimizar o desempenho do motor de acordo com a demanda do motorista, analisando mais de 900 parâmetros para se ajustar em tempo real às condições do veículo e ao ambiente. Além disso, a IA é capaz de memorizar condições anteriores para otimizar o processamento de dados durante o uso do veículo, em uma experiência de direção mais eficiente e personalizada.

5) Hoje, um dos grandes temas da indústria automobilística é a sustentabilidade. Como o uso de IA se relaciona com esse tema e com a introdução da eletrificação no mercado?

Luis Mesa: Estamos apenas no início dessa jornada, mas já vemos o enorme potencial da IA para atingir objetivos sustentáveis. Na GM, a IA está sendo usada para otimizar o consumo de energia em nossas fábricas, monitorando e ajustando sistemas de forma mais eficiente. No campo da eletrificação, a IA é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de baterias mais eficientes e sustentáveis. A IA também tem sido aplicada na logística e na cadeia de suprimentos, otimizando rotas e reduzindo emissões. Estamos comprometidos em expandir nossas iniciativas e em usar a IA como uma aliada para liderar a transformação sustentável no setor automobilístico.

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A Série de Entrevista: “IA nos Negócios” é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.