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5 dicas para conquistar mais clientes de branded content com menos esforço

Esta é uma preocupação corriqueira das áreas de planejamento de branded content: quantas horas da equipe devem ser alocadas para a elaboração de propostas comerciais e como avaliar quais delas são as mais certeiras?

Especialistas apontam que apenas 25 a 30% das propostas acabem vencedoras numa concorrência. Por isso, preparamos abaixo um check list para você verificar se e em quais casos vale a pena gastar horas produzindo aquela apresentação matadora para sair na frente dos seus concorrentes e fechar negócio.

  1. Compreenda bem o problema que o cliente quer resolver: você tem a equipe, a experiência e a competência certas para solucionar o que ele precisa? Já teve sucesso antes com um cliente ou desafio similar? O cronograma e o orçamento estão adequados? Se você respondeu “sim” para a maioria das questões, vale a pena enviar proposta. Caso contrário, é melhor focar nos clientes atuais.

 

  1. Se o desafio vale a pena, aloque uma equipe só para isso: escale um gerente e um time com designers, especialistas em marketing e estratégia de vendas, e estabeleça deadlines e tarefas claras. Tente deixar um template pronto para agilizar o processo. Afinal, sua equipe deve gastar mais tempo com as ideias do que formatando documentos.

 

  1. Pesquise muito sobre a marca: não se contente apenas com as informações do briefing. Vá mais longe e mergulhe fundo sobre o que o cliente precisa resolver. Isso pode trazer insights que ele não havia pensado antes e destacar sua proposta da multidão de outras durante o processo de seleção.

 

  1. Apresente soluções para cada um dos problemas do cliente: mesmo que exista uma solicitação ou serviço que sua empresa não costuma atender, tente adaptar o que você oferece ao pedido do cliente. Se eles precisam de um programa de rádio e você não tem expertise nisso, sugira um podcast que consiga atingir os mesmos objetivos, por exemplo. É importante que todos os KPIs (indicadores-chave) sejam devidamente atendidos.

 

  1. Seja breve e direto ao ponto: não gaste metade da proposta falando sobre sua empresa. Comece oferecendo sua estratégia, solução e insights únicos para solucionar o desafio de branded content do cliente. E depois explique por que você é a agência ou companhia mais gabaritada para ajudá-lo nesta tarefa. Idealmente, tente dizer tudo isso em menos de 10 slides. Seja conciso.

Se você adotar esses princípios a cada proposta que surgir, as chances de negócio fechado aumentam

 

 

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